top of page

Periquito

Periquito

2

Em Brasília, a área mais utilizada pelos pilotos de paramotor e paratrike é o PERIQUITO. Localizado numa ampla região, com aproximadamente 5 Km  em formato triangular, o Periquito é delimitado por três vias: EPIA (DF003), Estrada Parque Ipê (DF005) e EPCT (DF001).

O acesso à área do Periquito é pela DF001, na pista que segue em sentido à Ponte Alta e Gama, pouco antes de chegar no viaduto (vide indicação no mapa).

Dentro dessa área está o nosso "paraeródromo", local utilizado para pousos e decolagens

Lá são realizados voos praticamente todos os dias no período da tarde, a partir das 16 h até o por do sol. Os voos também ocorrem, mas com menor frequência, no período da manhã, logo após o nascer do sol, até às 8 ou 9h.

Esses são os períodos do dia em que as condições do tempo costumam ser mais amenas e, portanto, mais adequadas para os voos de paramotor e paratrike. 

Por ser bastante ampla e livre de obstáculos, a área do Periquito é muito apropriada e segura para o voo de paramotor e, claro, para o treinamento de novos pilotos.

Mapa Paraeródromo Periquito.jpg

Periquito - área de treinamento

A área do Periquito é, na verdade, uma pequena parcela de uma área bem maior, que é abrangida pelo "NOTAM Periquito" (para saber o que é NOTAM, clique aqui),

A área de treinamento do Periquito é um local onde normalmente há maior concentração de pessoas, sobretudo em feriados e finais de semana, quando é comum a presença de familiares dos pilotos, além de visitantes, inclusive com crianças.

Por isso mesmo a Federação de Paramotor do DF estabeleceu regras junto aos seus filiados visando proporcionar uma convivência harmoniosa e evitar acidentes, garantido a segurança de todos.

Você, piloto, deve zelar para que as regras aqui definidas não se transformem em meras palavras ao vento. No Periquito, ou em qualquer outro paraeródromo que frequentar, adote uma postura compatível com os ensinamentos aqui descritos.

REGRAS de conduta na área de treinamento
do Periquito e outros paraeródromos

  • Se já tiver montado a hélice, não ligue o motor no chão (sem apoio fixo - cavelete) e/ou próximo a outras pessoas;

  • Decolou? afaste-se da área do paraeródromo;

  • Não efetue voos rasantes sobre a área de pousos e decolagens;

  • Evite o exibicionismo! Não faça voo a baixa altura sobre os veículos, sobre as pessoas ou sobre eventuais tendas de proteção existentes no local;

  • Quer fazer piruetas, aspirais e similares? faça longe do paraeródromo e desde que tenha recebido o devido treinamento para executar essas manobras; A área do Periquito é enorme e você não precisa fazer isso onde terceiros acabam também expostos ao risco;

  • Na área do paraeródromo, voe sempre no sentido anti-horário;

  • Ao pousar, não queira "economizar" esforço; pouse afastado das pessoas e dos carros;

  • Pousou? recolha imediatamente seu equipamento e libere a área para não por em risco as operações de pouso e decolagem dos demais pilotos;

  • Use capacete com abafador;

  • Use rádio de comunicação.

FREQUÊNCIAS DO RÁDIO

Geral: 144.450
Cross: 146.320
Instrução EBPM: 144.200

O CUIDADO COM A ÁREA DO PERIQUITO

Buva Voadeira

A área do Periquito é pública! Além disso, está situada em uma APA - Área de Proteção Ambiental. Trata-se de região que funciona como um importante aquífero e onde várias espécies da fauna e flora locais são avistadas diariamente.

Dentro dessa área existem trilhas muito utilizadas por ciclistas, além de dois parques ecológicos: o Parque Ecológico Luis Muller e Parque Ecológico Luiz Cruls.

Por tudo isso, a Federação de Paramotor do DF e seus filiados protegem e respeitam aquele patrimônio, zelando para que o local não seja alvo de vandalismo, queimadas, ocupação irregular ou descarte de lixo e entulhos.

A presença quase que diária da comunidade de pilotos de paramotor no Periquito, por si só, já é um fator natural inibidor de práticas ilícitas. Mas nossa ação vai além! Sempre que constatadas atividades suspeitas ou irregulares, autoridades públicas competentes são acionadas de imediato, tornando mais tempestivas e efetivas as contramedidas do poder estatal.

Conforme já dito, o Periquito ocupa uma área de aproximadamente 5 Km  totalmente desabitada e coberta por vegetação de cerrado.

Como exercemos uma atividade aérea, temos regularmente a visualização de cada canto do Periquito, o que torna muito rápida a detecção de qualquer prática que possa provocar danos à região.

2

A presença de pilotos da Federação de Paramotor naquele local já resultou em ações concretas por parte de órgãos públicos.

veado campeiro.jpg

Veado Campeiro

Incêndios já foram prontamente combatidos pelo Corpo de Bombeiros, logo que se iniciaram, devido à imediata comunicação por pilotos que avistaram as primeiras chamas. Operações de derrubada de barracos já ocorreram, pois a Administração do Park Way foi comunicada assim que a construção do primeiro barraco foi identificada no local.

Numa aproximação com o ICMBio, a Federação de Paramotor do DF comprometeu-se, também, a atuar como parceira, comunicando ao Órgão sempre que verificada qualquer ocorrência que possa comprometer a integridade do meio ambiente naquela região.

Flor do Cerrado 3.jpg

Flor do Cerrado

1200px-Sempre_Viva_no_Cerrado_2.jpg

Sempre Viva

Ao vivenciar, no dia a dia, sua paixão pelo voo, a comunidade de
pilotos de paramotor de Brasília adota uma postura de respeito
ao meio ambiente e valoriza a parceria com o poder público
em ações que visam o bem estar coletivo.

Acreditamos que todas as atividades humanas devem ser pautadas
por princípios éticos, cabendo a cada um de nós exercê-las
com o verdadeiro espírito de cidadania.

PERIQUITO - LOCALIZAÇÃO

bottom of page