top of page

NOTAM Periquito

PERIQUITO
NOTAM Periquito Demarcado.jpg

Clique sobre o mapa para menos demarcações

A área correspondente ao NOTAM Periquito é a demarcada na cor laranja.

Este NOTAM abrange a área mais utilizada pelos pilotos de paramotor em Brasília, que é aquela em formato triangular (canto superior direito, no mapa), localizada nas proximidades do antigo balão do Periquito, onde está situado nosso principal paraeródromo - área de pousos e decolagens.

Trata-se de extensa área plana com
 aproximadamente 5 Km  nas proximidades do Gama-DF. Neste local há atividades de paramotor quase que diariamente. É uma região muito segura para o voo por ser ampla e livre de quaisquer obstáculos. Por isso mesmo, é lá que são realizados também os treinamentos de novos pilotos. 

O NOTAM Periquito possui um corredor de saída da área do paraeródromo, delimitado pala sigla REA DELTA
(mapa acima). A REA DELTA possui restrições!

2

Capela São Francisco de Assis

Seguindo por esse corredor é possível contornar o Gama-DF e sobrevoar uma extensa e bela região rural, onde encontra-se, por exemplo, a Capela São Francisco de Assis (ao lado). Ou, ainda, continuando em linha reta até o seu final, o piloto deixa a área de controle e pode voar em direção ao Lago Corumbá.

       A REA DELTA só pode ser utilizada no período da tarde. Nela, o voo deverá respeitar uma altitude máxima de 200 ft (61 m). Ao cruzá-la, mantenha-se atento, pois helicópteros e outras aeronaves também a utilizam.

Dentro do NOTAM Periquito temos um paraeródromo (local utilizado para pousos e decolagens), situado numa grande área aberta, descampada, em formato triangular. Esta é a área mais utilizada pelos pilotos de paramotor e paratrike de Brasília. Lá são realizados voos quase que diariamente. 

É no paraeródromo do Periquito onde ocorrem, também, as aulas de instrução e treinamento de novos pilotos.

Periquito

Paraeródromo do Periquito

Vista aérea do Periquito
Paraeródromo Periquito
Vista aérea do Periquito

Localização

O voo nos paraeródromos

         Nos paraeródromos é comum haver maior concentração de pilotos, sobretudo no Periquito, onde costuma ter visitantes, inclusive com crianças. Em razão disso, e para preservar a segurança de todos, nessas áreas é importante que sejam observadas algumas regras:

 

  • Se já tiver montado a hélice, não ligue o motor no chão (sem apoio fixo) e/ou próximo a outras pessoas;

  • Não efetue voos rasantes sobre a área de pousos e decolagens;

  • Na área do paraeródromo, voe sempre no sentido anti-horário;

  • Ao pousar, recolha imediatamente seu equipamento e libere a área;

  • Use capacete com abafador; e

  • Use rádio de comunicação (observe a frequência indicada para o local).

   Resumo NOTAM Periquito 

- Paraeródromo: Sim - área do Periquito
- Altura máx: 350 pés / 107 m
- Permiss
ão: todos os dias da semana, do nascer ao por do sol 

REA DELTA
- Altura máx: 200 pés / 61 m
- Períodos: todos os dias da semana,
 somente no período da tarde, até o por do sol

Norte 1

NOTAM Norte 1

NOTAM Norte 1 demarcado.jpg

Clique sobre o mapa para menos demarcações

A área correspondente ao NOTAM Norte 1 é a demarcada na cor amarela.
 
Nesta área temos um paraeródromo  (local utilizado para pousos e decolagens), situado no gramado central do Eixo Monumental, logo após a rodoviária, entre o estacionamento do Teatro Nacional e a Biblioteca Nacional de Brasília.

Com o NOTAM Norte 1 ativado junto ao CINDACTA, ao decolar da área indicada no parágrafo anterior, o piloto deverá, obrigatoriamente, após ganhar altura, seguir no sentido nordeste, passando por entre os prédios da CNN e o primeiro Ministério (que estará à direita), mantendo-se no "corredor" indicado na figura, até a região do Centro Olímpico da UnB, já às margens do Lago Paranoá.

A partir deste ponto, é possível seguir, ou no sentido noroeste, até a Ponte do Bragueto, ou leste, até o limite do Condomínio Del Lago I (ao lado do Condomínio Itapuã).

vista aérea Congresso Nacional.jpg

Sobrevoar a área delimitada pelo NOTAM Norte 1 é ter a possibilidade de se deslumbrar com muitas das mais belas paisagens de Brasília, sob uma ótica única.

Nessa área avistamos, por exemplo a Esplanada dos Ministérios, Catedral de Brasília e o Congresso Nacional ao fundo, além de praticamente toda a Asa Norte, Lago Norte e grande parte do Lago Paranoá. 

Paramotor com balão Lago Paranoá 2.jpg

Vista da Esplanada dos Ministérios

Lembrando que é possível "avistar" a Esplanada dos Ministérios, Catedral, Congresso Nacional, e não "sobrevoar" esses pontos. 

Lago Paranoá - Voo de paramotores com balões em 02/04/2023

No mapa acima, note que existem duas áreas contíguas à do NOTAM Norte 1, identificadas (em menor destaque) nas cores azul ciano e vermelha. Elas correspondem, respectivamente, aos NOTAMs Norte 2 e 3, ambos também descritos nesta página. 

Ao decolar do paraeródromo na área referente ao NOTAM Norte 1, é possível seguir e sobrevoar áreas abrangidas pelos NOTAM Norte 2 ou 3, desde que estes NOTAM também tenham sido previamente ativados junto ao CINDACTA

Ao retornar do voo, o piloto deverá passar pelo mesmo "corredor" até chegar à área do "paraeródromo" para pouso.

Decolando desse paraeródromo, jamais siga em direção à Asa Sul, tampouco em direção ao gramado central localizado entre os prédios dos Ministérios, no sentido Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes.

O voo nessas áreas é PROIBIDO!

Brasília possui diversas áreas restritas. Atualmente, a zona cívico-administrativa,
que compreende a região central de Brasília, é considerada Área de Segurança Especial (ASE). O desrespeito a qualquer um dos NOTAMs pode acarretar seu cancelamento, além de consequencias para o infrator. 

    Para sobrevoar o Lago Paranoá (águas, em geral), use sempre colete corporal flutuante e boias para o equipamento.

   Independentemente do local onde estiver voando, lembre-se:

1 - é proibido realizar voos rasantes sobre edificações (residências, comércio, clubes etc.), bem como sobre aglomerações de pessoas;
2 - não sobrevoe áreas densamente povoadas;
3 - jamais sobrevoe área não abrangida pelo NOTAM.

Agama boia flutuadora Paramotor-1.jpg

   Resumo NOTAM Norte 1 

- Paraeródromo: Sim - gramado Eixo Monumental altura do estacionamento do Teatro Nacional
- Altura máx: 1.000 pés / 305 m
- Permissão: todos os dias da semana, do nascer ao por do sol 

Norte 2

NOTAM Norte 2

NOTAM Norte 2 demarcado.jpg

Clique sobre o mapa para menos demarcações

NOTAM Norte 2 abrange toda essa área demarcada na cor azul ciano.
 
Nesta área também utilizamos um paraeródromo, situado ao final da Rua 15 do Lago Oeste. Esse paraeródromo está localizado dentro de uma chácara particular, cujo proprietário delimitou uma área específica na qual permite decolagens e pousos de paramotor e paratrike. 

Por ser uma propriedade particular, sua utilização está subordinada a contato prévio
feito por representante da Federação de Paramotor do DF junto ao proprietário, informando data e hora que se pretende realizar o voo e a operação dependerá de sua anuência. 

Dentro dos limites do NOTAM Norte 2 há uma belíssima área que abrange: o Parque Nacional de Brasília, a região de chácaras do Lago Oeste, a Fercal, passando pelo Posto Colorado, Torre de TV Digital (foto), além de partes do Lago Norte e do Setor de Mansões do Lago Norte, entre outros.

Olhando o mapa acima, que apresenta a área do NOTAM Norte 2, é possível ver que existem duas outras áreas identificadas (em menor destaque) nas cores amarela e vermelha. Essas áreas correspondem, respectivamente, aos NOTAMs Norte 1 e 3, ambos também descritos nesta página.

Torre Digital de Brasília

Ao decolar do paraeródromo situado neste NOTAM, é possível seguir em sobrevoo para a região central de Brasília, adentrando os limites dos NOTAMs Norte 1 e 3.

         Para isso, no entanto, é
obrigatório que estes dois últimos NOTAMs também tenham sido ativados.

        Embora o Reservatório de Santa Maria (em destaque no mapa) esteja situado dentro da área do NOTAM Norte 2, o sobrevoo desse reservatório é proibido
.
 

   Resumo NOTAM Norte 2 

- Paraeródromo: Sim - Lago Oeste, chácara ao final da Rua 15
- Altura máx: 1.000 pés / 305 m

- Permissão: todos os dias da semana, do nascer ao por do sol 

Norte 3

NOTAM Norte 3

NOTAM Norte 3 demarcado.jpg

Clique sobre o mapa para menos demarcações

NOTAM Norte 3, área em destaque na cor vermelha no mapa acima, corresponde a uma faixa que abrange parte do Eixo Monumental de Brasília. Essa área tem início a partir do gramado em frente à Rodoviária do Plano Piloto (onde "toca" a área do NOTAM Norte 1), estendendo-se em linha reta até a altura do Ginásio Nilson Nelson, sendo delimitada, nas laterais, pelas vias N1 e S1.
 
Na área abrangida pelo NOTAM Norte 3 não há paraeródromo. Isto significa que, para sobrevoá-la, a decolagem deverá ocorrer no paraeródromo localizado dentro dos limites do NOTAM Norte 1, ou do NOTAM Norte 2. Lembrando sempre que o sobrevoo em áreas abrangidas por dois ou mais NOTAMs exige que todos sejam previamente ativados junto ao CINDACTA.

Ao sobrevoar esta área é possível desfrutar de um visual espetacular, especialmente num final de tarde, com o por do sol.

O voo nos limites do NOTAM Norte 3 também possibilita visualizar vários pontos
turísticos da Capital Federal, tais como: A Torre de TV (foto), o Estádio Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson, Centro de Convenções Ulisses Guimarães e, mais adiante, mesmo já fora da área do NOTAM, é possível avistar o Palácio do Buriti (sede do Governo do DF) e o Tribunal de Justiça do DF. 
 

Torre de TV

       Desses pontos turísticos citados, apenas a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulisses Guimarães situam-se dentro dos limites do NOTAM Norte 3. Assim, embora plenamente visíveis, é proibido sobrevoar os demais, ou quaisquer outros pontos que estejam fora da área do NOTAM

   Resumo NOTAM Norte 3 

- Paraeródromo: Não
- Altura máx: 1.000 pés / 305 m
- Permissão: todos os dias da semana, do nascer ao por do sol 

É um privilégio voar em Brasília!

Nossos NOTAMs é que nos permitem a realização desse sonho. 

Ao voar, mantenha-se sempre nos limites dos NOTAMs.

bottom of page